Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematologia

Repositorium de todos os filmes que vi

Cinematologia

2008-Waltz with Bashir/Vals Im Bashir by Ari Folman

waltzwithbashir.jpg

Ciclo de Cinema|Óscares 2009

Nominee Foreign Language Film - Israel

 

Sinopse: Uma noite, num bar, o israelita Ari Folman encontra um amigo que lhe conta como um pesadelo recorrente o atormenta cada vez mais. No sonho, o amigo de Ari é perseguido por uma matilha de 26 cães enraivecidos. 26, exactamente o mesmo número de pessoas que matou durante a guerra com o Líbano, no início dos anos 80. No dia seguinte, Ari sente uma necessidade vital de relembrar e descobrir a verdade sobre esse período da sua vida. Decide então entrevistar velhos amigos e camaradas. E quanto mais Ari mergulha no interior da sua memória, mais imagens esquecidas e perturbadoras vêm à tona. Realizado por Ari Folman, "A Valsa com Bashir" é um filme de animação autobiográfico.

cinecartaz.publico.pt

 

Crítica: A identidade israelita trabalhada com uma inesperada reviravolta formal: um documentário em animação. Sim, leram bem: "documentário animado" é a expressão exacta que o cineasta israelita Ari Folman usa para descrever "Valsa com Bashir". Documentário, porque não há aqui ficção, apenas a viagem de um homem ao interior de si próprio para tentar perceber porque é que não reteve memórias absolutamente nenhumas do seu serviço militar no Líbano, nem do massacre falangista dos campos de refugiados palestinianos de Sabra e Chatila.

"Valsa com Bashir" é um dificílimo exercício na corda bamba que se desequilibra a espaços mas que ganha tensão à medida que as viagens e as conversas de Folman vão descobrindo até onde a sua memória foi reprimida, para nos deixar, no final, a fazer a pergunta que o próprio realizador se deve ter feito às tantas: como foi possível ter esquecido? O mais duro não é que Folman faça a pergunta: é a resposta que lhe dá.

Jorge Mourinha-www.publico.pt

 

Cinemantário: Fiquei sem palavras.