Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematologia

Repositorium de todos os filmes que vi

Cinematologia

2007-Katyn by Andrzej Wajda

katyn-movie-poster-2007-1020406930.jpg

Ciclo de Cinema|Óscares 2008

Nominee Best Foreign Language Film

Sinopse:

Katyn descreve a tragédia de uma geração. O filme segue a história de quatro famílias polacas, cujas vidas são separadas quando, no início da Segunda Guerra Mundial, um grande número de soldados polacos (que também são pais, maridos e irmãos) cai nas mãos das tropas soviéticas e mais tarde, brutalmente se tornam vítimas do estalinismo. O filme também destaca a complicada situação da posição da Polónia, tanto na guerra como depois dela. "Katyn" narra a história através dos olhos das mulheres, mães, esposas e filhas das vítimas executadas por ordem de de Estaline, a NKVD em 1940.

aterrememportugal.blogspot.pt

 

Crítica:

O cineasta Adrzej Wajda, aos oitenta e um anos, imprime extraordinário vigor narrativo a Katyn – uma obra-prima – para mostrar como ocorreu a execução, numa floresta russa, de oficiais militares e de cidadãos poloneses, num total aproximado de 22 mil pessoas, ordenada por autoridades soviéticas, após a invasão da Polônia em 1939.

www.cafenapolitica.com

 

Cinemantário:

O massacre de Katyn foi um dos eventos que despoletou a II Guerra Mundial. Um filme triste, duro, muito difícil de ver e emocionalmente chocante.