Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematologia

Repositorium de todos os filmes que vi

Cinematologia

2007-American Gangster by Ridley Scott

american_gangster_poster_by_chasing_juniper.jpg

Ciclo de Cinema|Óscares 2008

Nominee  Art Direction/Best Actress in a Supporting Role - Ruby Dee

Sinopse:

Ninguém costumava reparar em Frank Lucas (Denzel Washington), o discreto motorista negro de um dos principais chefes do crime organizado em Harlem. Mas quando o chefe morre subitamente Frank aproveita o lugar vazio para construir o seu próprio império e edificar a sua visão muito própria do sonho americano. Através do engenho e de uma ética rigorosa de negócio, Lucas começa a liderar o tráfico de droga na cidade, inundando as ruas com um produto mais puro e a melhor preço. Lucas derruba os principais líderes do crime e torna-se não só um dos maiores fornecedores da cidade, mas também parte do seu círculo de estrelas.
Richie Roberts (Russell Crowe) é um polícia marginalizado, suficientemente próximo das ruas para pressentir uma mudança no controlo da droga no submundo. Roberts acredita que alguém está a suplantar as mais conhecidas famílias da máfia e começa a suspeitar de Lucas. Mas Ritchie e Lucas têm vários pontos em comum: ambos partilham um rigoroso código de ética que os afasta dos seus pares e os transforma em figuras solitárias, em lados opostos da lei.
Os seus destinos ficarão cruzados à medida que o confronto entre os dois se torna eminente, um confronto do qual apenas um pode sair vencedor.

cinecartaz.publico.pt

 

Crítica:

O filme de Scott é de um rigor técnico invejável, mas sob a capa de perfeccionismo, esconde um desejo enorme de se tornar num clássico como aqueles referidos e nisso este tenta agendar-se num costume modelar aos demais. O que falta ao filme do realizador de Blade Runner é de facto alma, e nisso o filme não a consegue encontrar, apenas convertendo num objecto académico de requinte. O que o filme realmente tem de melhor é o facto de apresentar Denzel Washington juntamente com Russel Crowe depois de ter passado 12 anos desde Virtuosity -Assassino Virtual de Brett Leonard, um filme hoje recordado por juntar dois colossos da interpretação americana.

American Gangster é um dos mais importantes filmes norte-americanos do ano, mas aviso desde já que não é uma obra-prima, mas sim um entretenimento adulto o qual não deve ser comparado com filmes incontornáveis do género como The Godfather - O Padrinho de Francis Ford Coppola.

cinematograficamentefalando.blogs.sapo.pt

 

Cinemantário:

Adorei o Denzel Washington neste papel.