Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematologia

Repositorium de todos os filmes que vi

Cinematologia

2007-Across the Universe by Julie Taymor

Resultado de imagem para across the universe movie poster

Ciclo de Cinema|Óscares 2008

Nominee Best Costume Design

Sinopse:

Uma história de amor, um musical ao som dos Beatles, que tem como pano de fundo os turbulentos anos 60, entre os protestos anti-guerra, o rock ''n roll e a exploração da mente, passando dos estaleiros de Liverpool para a psicadélica Greenwich Village, das ruas divididas por motins de Detroit para as zonas de massacre do Vietname. Jude (Jim Sturgess) e Lucy (Evan Rachel Wood), juntamente com um pequeno grupo de amigos e músicos, associam-se aos movimentos anti-guerra emergentes, liderados por "Dr. Roberts" (Bono) e "Mr. Kite" (Eddie Izzard).

cinecartaz.publico.pt

 

Crítica:

Porque, mais do que qualquer outro género, o musical exige a suspensão da descrença e o retorno a uma inocência primitiva que só o deslumbramento permite. E Taymor não recua perante nada - nem sequer perante o recurso aos lugarescomuns do género - para nos procurar recolocar nesse estado de deslumbramento hoje cada vez mais difícil de recriar.

Não é um filme perfeito - ao contrário de Baz Luhrmann, que "combatia o fogo com o fogo", Julie Taymor prefere refugiar-se numa estrutura e numa construção formal mais clássica. 

Poder-se-á dizer que a história do filme (e a própria escolha dos Beatles) é um sumário banal e redundante da ascensão e queda da contra-cultura juvenil, mas essa é apenas uma das superfícies: o que aqui temos é um musical hiperclássico, "boy meets girl, boy loses girl, boy gets girl back", que utiliza as canções dos Beatles para que esse classicismo se desdobre nas mesmas possibilidades que elas abriram a quem as ouviu no seu tempo, entre 1964 e 1970. Não é, certamente, por acaso que é precisamente nesse espaço de tempo (mesmo que nunca definido) que Julie Taymor escolheu que tudo se passasse.

Jorge Mourinha-www.publico.pt

 

Cinemantário: Interpretações musicais excelentes. Como musical, o filme soube a pouco.

Music is the only thing that makes sense anymore.

Play it loud enough, it keeps the demons at bay.