Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematologia

Repositorium de todos os filmes que vi

Cinematologia

2006-The Pursuit of Happyness by Gabriele Muccino

Resultado de imagem para The Pursuit of Happyness movie poster

Ciclo de Cinema| Óscares 2007

Nominee Best Actor in a Leading Role - Will Smith 

 

Sinopse:

Chris Gardner (Will Smith) é inteligente e talentoso mas não consegue encontrar um emprego que sustente a família. Sem conseguir suportar a pressão constante da falta de dinheiro, a mulher abandona-o e Chris fica sozinho com o filho de cinco anos. Pai solteiro, Chris continua a lutar por um emprego melhor mas acaba por aceitar um estágio não remunerado na esperança de vir a ser contratado no final por essa empresa promissora. No entanto, sem dinheiro, acaba por ser despejado do apartamento em que vive com o filho e os dois são obrigados a dormir em abrigos, estações de autocarros ou qualquer local que possa servir de refúgio para a noite. Mas, apesar de todos os problemas, Chris continua a ser um pai afectuoso e dedicado, encarando o amor do filho como a força necessária para ultrapassar todos os obstáculos. 

cinecartaz.publico.pt

 

Crítica:

The Pursuit of Happyness está longe do dramalhão do costume que assume como algo piegas e fácil, longe disso, a fita não precisa de ser demasiado complexo para emocionar e o melhor de tudo é que o filme de Gabriele Muccino é um exemplo perfeito de simplicidade, o tema que retrata é da pobreza e a crise social dos EUA, mas igualmente é um hino de boa esperança.

E talvez seja essa simplicidade o ponto forte do filme, além da excelente interpretação de Will Smith, que já havia mostrado a sua grandeza como actor emAli (aliás a única coisa boa de um filme desequilibrado de Michael Mann). A escolha do intérprete infantil não foi ao acaso, Jaden Smith, que na verdade é o filho real de Smith, e isso verifica-se na química entre os dois. 

The Pursuit of Happyness é uma grande lição de vida, com toques de independência. Mas pondo a arte á parte; o filme de Gabriele Muccino separa-se drasticamente de muitos outros dramas, mas não chega para o subir a um patamar elevado. Que apesar dos pontos fortes, de ponto vista interpretativo e emotivo, The Pursuit of Happyness - Em Busca Da Felicidade é uma comédia dramática que não faz jus ao melhor do cinema americano devido a um moralismo já muitas vezes comunicado em filmes, mas que caracteriza-se como uma belo obra para toda a família e de tamanho coração. Recomendado.

Hugo Gomes-cinematograficamentefalando.blogs.sapo.pt

 

Cinemantário: Todos nós deveríamos ver este filme. Tão bonito, mas tão bonito!