Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematologia

Repositorium de todos os filmes que vi

Cinematologia

2006-Marie Antoinette by Sofia Coppola

Imagem relacionada

Ciclo de Cinema| Óscares 2007

Winner Best Costume Design

 

Sinopse:

Versão pop de Maria Antonieta, a rainha francesa que subiu ao trono adolescente e acabou odiada pelos franceses e condenada à guilhotina. Com Kirsten Dunst como protagonista, Sofia Coppola, que se inspirou na biografia da historiadora britânica Antonia Fraser, pinta o retrato da jovem rainha de origem austríaca que encontra em França um universo frívolo e hostil. Mal-amada, ultrapassada pelos deveres reais, Maria Antonieta reinventa o seu próprio mundo, longe da realidade do país, o que a torna ainda mais impopular junto do povo. Condenada à morte, morreu na guilhotina a 16 de Outubro de 1793.

cinecartaz.publico.pt

 

Crítica:

Para entender a verdadeira extensão deste novo retrato de Maria Antonieta, proposto por Sofia Coppola, centrado numa adolescente inadaptada, mártir de um mundo que a ultrapassa, convém lançar um olhar sobre as representações que o cinema, atraído pelo cariz romântico (no sentido restrito do termo) da personagem, cristalizou em ficções históricas para o grande público.

Nenhuma destas tentativas de revisitar a rainha, sacrificada à transformação do mundo, atinge a complexa dimensão humana da "virgem suicida" de Sofia Coppola, nem a grandeza do mito reinscrito na modernidade.

Mário Jorge Torres-www.publico.pt

 

Cinemantário: Um filme visualmente muito bonito. Uma perspectiva mais humana de Maria Antonieta.