Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematologia

Repositorium de todos os filmes que vi

Cinematologia

2002-The Bourne Identity by Doug Liman

Resultado de imagem para The Bourne Identity movie poster

 

Sinopse

Um homem (Matt Damon) é salvo no mar pela tripulação de um barco de pesca italiano. Meio morto e completamente amnésico, não tem qualquer lembrança do passado ou documento de identidade. No entanto, fala várias línguas e possui uma série de conhecimentos de luta e auto-defesa que deixam adivinhar um passado perigoso.

O homem lança-se então numa busca pela sua verdadeira identidade, ajudado inicialmente pela rebelde Marie (Franka Potente) - para descobrir quem é realmente e porque motivo tantas pessoas desejam vê-lo morto... 
“Identidade Desconhecida” é um filme baseado em “The Bourne Identity”, o primeiro volume de uma trilogia de Robert Ludlum, que fez sucesso no final dos anos 80.

cinecartaz.publico.pt 

 

Crítica:

Mas "Identidade Desconhecida" não se limita a um jogo do gato e do rato entre Damon/Jason Bourne e a agência secreta para a qual trabalha e que o quer eliminar porque falhou a última missão: é também o dilema de um homem com a sua natureza, um autómato em busca de um rosto humano, tal como Ripley tentava preencher o vazio com as máscaras dos que assassinava. 

De certa forma, é como se tratasse de um subproduto de um subproduto - uma subespécie de um filme de De Palma, por sua vez subtraído a um Hitchcock, "Intriga Internacional", por exemplo, esse filme em que Cary Grant passava o tempo a correr para tentar repor a sua identidade. Mas desconfia-se que não é essa a piscadela de olho que Liman procura. Pelo menos, não tanto como a de reconhecer, na parceira de Matt Damon, a actriz de um dos recentes êxitos do cinema alemão, "Corre, Lola, Corre" (1998), Franka Potente.

Kathleen Gomes-www.publico.pt

 

Cinemantário: Suspense, muita correria e mais suspense.