Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematologia

Repositorium de todos os filmes que vi

Cinematologia

2008-The Wrestler by Darren Aronofsky

wrestler.jpg

Ciclo de Cinema|Óscares 2009

Nominee Best Actress in a Supporting Role\ Best Actor in a Leading Role

 

Sinopse:

No fim dos anos 80, Randy Robinson (Mickey Rourke), "The Ram", cabeça-de-cartaz em combates de wrestling, vivia para os seus fãs e pelo prazer do espectáculo. Vinte anos mais tarde, é uma estrela caída em desgraça, que vive numa roulote, sem contacto com a filha e que conta apenas com a amizade de uma stripper. Um dia, após um combate, tem um ataque de coração e o médico ordena-lhe que abandone a luta, pois o próximo combate pode ser mortal. Mas a sua paixão pelo espectáculo é forte demais e Randy quer sair em grande da profissão, mesmo que para isso tenha de arriscar a vida.

cinecartaz.publico.pt

 

Crítica:

O ponto de vista cinematográfico,não será impecável, mas oferece-nos personagens complexas e ricas de contradições.

Mário Jorge Torres-www.publico.pt

 

Um mundo vulgar, mas cheio de dignidade. A principal proeza do olhar de Aronofsky está nessa justeza. Consegue filmar um mundo, ou submundo, tão codificado como os dos "wrestlers" sem tombar no grotesco ou na caricatura. E confrontar-se, por sua vez, com uma vulgaridade corriqueira, com uma urbanidade cinzenta e deprimente, sem nunca as menorizar nem sequer julgar, trazendo-lhes uma luminosidade surpreendentemente tocante.

Aronofsky, em vez de filmar para a "recuperar", oferece-lhe a possibilidade do mergulho total nessa "perdição". Mas no último plano do filme (que é, afinal de contas, um "mergulho") a diferença entre uma maldição e uma bênção torna-se uma questão de perspectiva: Randy está destinado a ganhar-se por aquilo que o perde. E isso é muito bonito.

Luís Miguel Oliveira-www.publico.pt

 

Cinemantário: Quando as luzes da ribalta da vida se apagam.