Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematologia

Repositorium de todos os filmes que vi

Cinematologia

2002-Hable con ella by Pedro Almodóvar

hable-con-ella-original.jpg

Sinopse:

Depois de "Tudo sobre a Minha Mãe", Pedro Almodóvar volta a surpreender com "Fala com Ela", uma história sobre a incomunicação, a comunicação entre casais e sobretudo sobre a solidão, o amor e a vida.
Os reposteiros cor-de-salmão que cobrem o cenário abrem-se para um espectáculo de Pina Bausch, "Café Müller". Entre os espectadores, dois homens que não se conhecem - Benigno, um enfermeiro, e Marco, um jornalista de 40 e poucos anos - estão sentados lado a lado. No palco, repleto de cadeiras e mesas de madeira, duas mulheres de olhos fechados e braços estendidos movem-se ao compasso de "The Fairy Queen", de Henry Purcell. Marco emociona-se e começa a chorar. Benigno vê o brilho das suas lágrimas na escuridão da plateia. Gostava de lhe poder dizer que também ele está emocionado com o espectáculo, mas não se atreve.
Meses depois, os dois homens voltam a encontrar-se na clínica "El Bosque", uma instituição privada onde Benigno trabalha. Benigno cuida de uma mulher, Alicia, uma jovem bailarina que está em coma. Este é o início de uma amizade entre os dois homens. Dentro do filme, há ainda espaço para um outro filme, "O Amante Minguante", um filme mudo, a preto e branco, também realizado por Almodóvar.

cinecartaz.publico.pt

 

Crítica:

Depois da perfeição de "Tudo sobre a Minha Mãe", muitas dúvidas subsistiam sobre a capacidade de Almodóvar para ir mais longe, evitar a redundância do "déjà vu".

Pois bem, "Fale com Ela" consegue superar tudo, com integral coerência em relação ao universo do cineasta. Comovente e lírico, cáustico e rigoroso, o filme atinge o pequeno grande milagre de encenar o amor e a morte de forma original e transgressora, sem agressões nem folclorismos. A tragédia de um amor maior do que a morte (ou a aparência de morte) raras vezes chegou a tal altura de sublimidade. Uma obra-prima absoluta.

Mário Jorge Torres-www.publico.pt

 

Cinemantário:

Quantos mais filmes de Almodóvar vejo, maior é a minha paixão por este realizador. Este filme é pura poesia.